terça-feira, 9 de setembro de 2008

Vantagens e Objetivos

Quanto ao nosso corpo, para um movimento existe uma relação entre locomoção, formas, conexão e qualidade do movimento.

Entre os benefícios da Bioginástica estão a ajuda na eficiência motora dos movimentos; na consciência corporal, evitando lesões e diminuindo o atrito entre as fibras musculares; na ação contra a gravidade, ritmando a respiração e relaxando corpo e mente; e no reequilíbrio dos sistemas simpático e parassimpático.

O efeito do pensamento sobre a respiração é também indiscutível. Um block (bloqueio) emotivo e a respiração é interrompida antes que o coração tenha tempo de acelerar. Assim, a regularidade do ritmo respiratório influencia na faculdade da atenção, concentração e ação-movimento.

A ação nas estruturas psicomotoras são intensas, graças à manipulação, tônus corporal, coordenação da dinâmica geral sentindo a qualidade do movimento: pesado, duro, ligeiro e suave. Há também a organização espaço-temporal pelo conhecimento e uso correto do sistema respiratório, pois a respiração sugere a própria vida, sensações e sentimentos de espaço e tempo, relaxamento e total obstrução das ações.

Entre os objetivos, temos como os mais relevantes:

• dissolução das tensões e do estresse físico, mental, emocional;
• melhor postura, respiração, força e resistência;
• desenvolvimento da intuição, criatividade, iniciativa;
• melhor capacidade de recuperação;
• melhoria na relação saúde/ trabalho/ rendimento;
• manutenção de um corpo ágil e sadio;

A origem, o Mestre... Por Ricardo Raposo

Orlando Cani é uma pessoa que viveu, criou e cria seu destino na vida. Marcou seu caminho com pedras que podem ser seguidas, mas não podem ser guardadas.

Sua energia é suave como o início do amanhecer. Mas também é totalmente presente e engrandecedora como a luz da manhã.

Sua vida é o que faz. E faz da sua vida um exemplo pessoal e profissional. Ao conhecermos Orlando percebemos que também somos capazes de colher o fruto da semente plantada.

Como Mestre tocou, influenciou e muitas vezes deu um novo alento à carreira de muitos outros alunos e profissionais, os quais se tornaram seus amigos, admiradores e discípulos. Como eu.

Melhor do que dizer o que fazer – e nos deixar mecanizados – é que ele nos mostra opções e nos instiga a praticar o que ensina; a pesquisar e a sentir o que praticamos; a aliar técnica e emoção. Como ele mesmo faz.

E assim vamos nos tornando mais “humanos”.

Ter a honra de presenciar esse caminho e a construção do seu “Método”, que ele vem criando há mais de 40 anos, é realmente um privilégio.

A cada aula, a cada novo atleta em treinamento, a cada novo curso, surge um novo movimento, uma nova idéia, que esta apoiada em todo um conhecimento científico.

Sua espontaneidade gera criatividade e sentimentos; como se tudo fosse tão novo “inventado”, naquele momento. Tanto suas idéias, como a própria pessoa do Orlando. A imagem que tenho é de um garoto a brincar na praça.

Isso nos mostra que seu método - que tem suas bases em várias filosofias de movimento e pensamento – está longe de ser imutável, fechado, pronto e acabado. Segundo as próprias palavras do Mestre.

Orlando Cani é detentor de feitos realmente marcantes em sua carreira desportiva: Campeão de Ginástica Olímpica e Natação; Bi-Campeão de Pentatlo Militar, recebendo a medalha “Cruz de Honra ao Mérito Desportivo”.
No âmbito pessoal faz parte de uma linda família – sua esposa Ilara, suas filhas Roberta e Patrícia, seus dois netos Bruno e Rodrigo, além dos amigos e alunos de longa data. Essa família lhe dá uma incrível sustentação afetiva e emocional.

Na área profissional alia conhecimento técnico da Educação Física, do Yoga e do Kempô/ Bio-Ginástica a uma capacidade prática de, literalmente, tirar o fôlego: explosão, força, resistência unidas à emoção, expressão corporal, dança livre e movimentação dos animais. Guardando sempre um espaço para a suavidade, como ele mesmo diz.

Várias vezes me emocionei ao assistir Orlando: tanto ao ouvi-lo em suas palestras, falando sobre o Yoga, sobre a vida e suas idéias, quanto ao vê-lo demonstrar sua técnica – Arte em Movimento.

Enfim, além de “Mestre”, Orlando Cani é uma pessoa que encontra a Felicidade, através daquilo que a vida lhe oferece.

Que todos nós possamos seguir esse caminho.


Prof° Ricardo Raposo
Professor de Educação Física,
Yoga Kempô/BioGinástica e
Especialista no “Metodo Orlando Cani”.

O Corpo - Método Orlando Cani

A mesma energia que pulsa nos seres minerais, vegetais e animais vibra dentro do ser humano. Respondendo ao desafio de evoluir sempre, uma pequena parte das criaturas feitas de sábios assumiu o ideal de ensinar o homem a viver em harmonia com todo, o mundo que o cerca; partindo para isso da única realidade com que sempre contou para desenvolver suas habilidades físicas, emocionais, mentais - seu corpo.
 
É no corpo que se encontra os recursos para controlar seus músculos, nervos, sua mente.

O Yoga, reunindo técnicas milenares, prepara o praticante para viver em contato com sua fonte de vida, criando nele uma estrutura que não se deixa afetar, em meio aos problemas que surgem em suas próprias condições internas - vida emocional e intelectual - ou das expressões do ambiente, feitas de indivíduos em sua maioria insatisfeitos e revoltados. As posturas são movimentos corporais dinâmicos e estáticos realizados com plena atenção que atuam profundamente no corpo promovendo estímulos sobre as estruturas sensoriais de que são providos os músculos e órgãos. Gerando mudanças de tensão que acompanham as contrações e a relaxação.

 
O constante treino torna com o tempo, o praticante dono de seu corpo. Experimenta simultaneamente o movimento e a quietude. Através das técnicas intensifica-se a consciência de que a respiração é tudo, é a nossa ligação com o mundo. A vida se resume na troca do ar que sai com o ar que entra. O próprio estado de ânimo é regulado pelo ritmo do respirar. Através da respiração, são harmonizadas todas as funções do organismo. Devolvendo ao homem da cidade, o prazer esquecido de simplesmente descansar seus músculos.

O relaxamento atua de forma sutil em todo o corpo, impedindo-o de acumular tensões. Livre das tensões a vida flui agradavelmente. Melhorando a habilidade psicomotora, (Coordenação motora).


Sabendo-se que existe uma memória muscular, todo movimento atua sobre o cérebro. Pela pratica das posturas, respiração correta, concentração e meditação o homem vive em estado de paz consigo mesmo, horas; sem causar doenças em seu próprio corpo, nem doenças em seu meio, torna-se alguém que melhora o mundo. É um ponto de luz onde ele estiver no universo.

A partir do conhecimento e pesquisa do Yoga, Kalaripayat, Tai Chi Chuam, Expressão Corporal - flexibilidade e alongamento - desenvolvi um método próprio utilizando princípios de locomoção, formas e conexão, buscando basicamente as qualidades do movimento. Este método é aplicado pelas minhas filhas Roberta e Patrícia em suas aulas de ginástica, por meus assistentes Marcelo, Tiago, Luciano e outros alunos que são também professores de Educação Física e preparadores físicos.

O principal objetivo é conseguir melhor espontaneidade, liberdade de expressão e criatividade, redespertando o extinto e a intuição. Devolver ao homem seu poder, como os outros seres criados, viver em integração com o resto da natureza. Aperfeiçoar habilidades motoras, a coragem e confiança em si mesmo, em todos os momentos e fases da vida. Habituando-o a um contato amigo e companheiro, com a missão de transmitir a arte de viver, contribuindo para o mais genuíno impulso que sempre moveu o ser humano: Ser feliz.