quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Orlando Cani, meu mestre e amigo - Por Dora Alvarenga

UMA ABORDAGEM SOBRE AS AULAS DE BIOGINÁSTICA


A beleza dos movimentos aliada à técnica e sensibilidade corpo-mente, expressadas pelo professor Orlando Cani nas aulas de Bioginástica, funciona como um fio de sustentação, uma ponte entre o céu e a terra, o imponderável e a razão.

Como professor, ele transmite uma fluidez interior, uma movimentação madura, consciente, não somente em seu aspecto acadêmico e filosófico, de um conhecimento notoriamente aprimorado, mas também sob a ótica da percepção intuitiva profunda, entre o limite do seu eu sensorial mais denso e as mais altas e sutis freqüências que se estabelecem no homem, na medida em que ele se permite a compreensão desse processo. E isso é brilhante. Por isso Orlando Cani é um mestre, o somatório do preparo acadêmico, mais o aprimoramento da consciência cósmica interior, aproximando-o cada vez mais da dinâmica da simplicidade e da inteireza.

Como alunos, seguimos seus passos no espelho; como seres humanos sintimos sua essência de mestre, nas entrelinhas de sua magia pessoal. (Onde também, por extensão, nos tornamos "mágicos"; pessoas hoje com mais energia para a vida, com mais criatividade e autoestima, mais saúde física e mental, mais alegria, motivação e capacidade de realizações).

Pois somos seres capazes de vislumbrar o equilíbrio e a beleza gerados num corpo em movimento. E esse corpo fala e dança; canta e chora, sofre e é feliz. Porque é humano, mas quase resiste à gravidade, quase flutua ao se expressar. E entre o compasso e o descompasso, entre o ponto e o contra-ponto, entre a vida e a morte, Orlando Cani encontrou na suavidade e na força, na leveza e na explosão, no sofisticado e no singelo , o significado exótico, simples e belo de Viver e Ser.

Obrigada, mestre e amigo Orlando Cani, por aprendermos que não é tão difícil viver, na medida em que compreendemos que o ato de respirar e meditar dinâmica e corretamente, nos faz seres mais honestos, mais livres, mais adultos, mais responsáveis, porém com a leveza da infância.

Dora alvarenga
(Aluna da Academia Orlando Cani desde 1987)

Nenhum comentário: