terça-feira, 9 de setembro de 2008

O Corpo - Método Orlando Cani

A mesma energia que pulsa nos seres minerais, vegetais e animais vibra dentro do ser humano. Respondendo ao desafio de evoluir sempre, uma pequena parte das criaturas feitas de sábios assumiu o ideal de ensinar o homem a viver em harmonia com todo, o mundo que o cerca; partindo para isso da única realidade com que sempre contou para desenvolver suas habilidades físicas, emocionais, mentais - seu corpo.
 
É no corpo que se encontra os recursos para controlar seus músculos, nervos, sua mente.

O Yoga, reunindo técnicas milenares, prepara o praticante para viver em contato com sua fonte de vida, criando nele uma estrutura que não se deixa afetar, em meio aos problemas que surgem em suas próprias condições internas - vida emocional e intelectual - ou das expressões do ambiente, feitas de indivíduos em sua maioria insatisfeitos e revoltados. As posturas são movimentos corporais dinâmicos e estáticos realizados com plena atenção que atuam profundamente no corpo promovendo estímulos sobre as estruturas sensoriais de que são providos os músculos e órgãos. Gerando mudanças de tensão que acompanham as contrações e a relaxação.

 
O constante treino torna com o tempo, o praticante dono de seu corpo. Experimenta simultaneamente o movimento e a quietude. Através das técnicas intensifica-se a consciência de que a respiração é tudo, é a nossa ligação com o mundo. A vida se resume na troca do ar que sai com o ar que entra. O próprio estado de ânimo é regulado pelo ritmo do respirar. Através da respiração, são harmonizadas todas as funções do organismo. Devolvendo ao homem da cidade, o prazer esquecido de simplesmente descansar seus músculos.

O relaxamento atua de forma sutil em todo o corpo, impedindo-o de acumular tensões. Livre das tensões a vida flui agradavelmente. Melhorando a habilidade psicomotora, (Coordenação motora).


Sabendo-se que existe uma memória muscular, todo movimento atua sobre o cérebro. Pela pratica das posturas, respiração correta, concentração e meditação o homem vive em estado de paz consigo mesmo, horas; sem causar doenças em seu próprio corpo, nem doenças em seu meio, torna-se alguém que melhora o mundo. É um ponto de luz onde ele estiver no universo.

A partir do conhecimento e pesquisa do Yoga, Kalaripayat, Tai Chi Chuam, Expressão Corporal - flexibilidade e alongamento - desenvolvi um método próprio utilizando princípios de locomoção, formas e conexão, buscando basicamente as qualidades do movimento. Este método é aplicado pelas minhas filhas Roberta e Patrícia em suas aulas de ginástica, por meus assistentes Marcelo, Tiago, Luciano e outros alunos que são também professores de Educação Física e preparadores físicos.

O principal objetivo é conseguir melhor espontaneidade, liberdade de expressão e criatividade, redespertando o extinto e a intuição. Devolver ao homem seu poder, como os outros seres criados, viver em integração com o resto da natureza. Aperfeiçoar habilidades motoras, a coragem e confiança em si mesmo, em todos os momentos e fases da vida. Habituando-o a um contato amigo e companheiro, com a missão de transmitir a arte de viver, contribuindo para o mais genuíno impulso que sempre moveu o ser humano: Ser feliz.


Nenhum comentário: