terça-feira, 9 de setembro de 2008

Vantagens e Objetivos

Quanto ao nosso corpo, para um movimento existe uma relação entre locomoção, formas, conexão e qualidade do movimento.

Entre os benefícios da Bioginástica estão a ajuda na eficiência motora dos movimentos; na consciência corporal, evitando lesões e diminuindo o atrito entre as fibras musculares; na ação contra a gravidade, ritmando a respiração e relaxando corpo e mente; e no reequilíbrio dos sistemas simpático e parassimpático.

O efeito do pensamento sobre a respiração é também indiscutível. Um block (bloqueio) emotivo e a respiração é interrompida antes que o coração tenha tempo de acelerar. Assim, a regularidade do ritmo respiratório influencia na faculdade da atenção, concentração e ação-movimento.

A ação nas estruturas psicomotoras são intensas, graças à manipulação, tônus corporal, coordenação da dinâmica geral sentindo a qualidade do movimento: pesado, duro, ligeiro e suave. Há também a organização espaço-temporal pelo conhecimento e uso correto do sistema respiratório, pois a respiração sugere a própria vida, sensações e sentimentos de espaço e tempo, relaxamento e total obstrução das ações.

Entre os objetivos, temos como os mais relevantes:

• dissolução das tensões e do estresse físico, mental, emocional;
• melhor postura, respiração, força e resistência;
• desenvolvimento da intuição, criatividade, iniciativa;
• melhor capacidade de recuperação;
• melhoria na relação saúde/ trabalho/ rendimento;
• manutenção de um corpo ágil e sadio;

Um comentário:

Ana disse...

Mestre!
Fui sua aluna em 1979, 1980.
Nunca esqueço aquela salinha na N Sa de Copacabana e de vez em quando faço em casa uma "aula".
Lembro tudo e me transporto para aquela sala e parece que estou voltando no tempo.
Lembro de sua voz e sua incentivante postura.
Vou fazer o possível para voltar este ano. Só tenho que...
melhorar um probleminha de coluna causado pelo uso e abuso do computador.
Estou fazendo pilates...
Que vergonha! :)
Forte abraço mestre e que família linda!
Eu já fui ao longo dos anos vez ou outra ver como estava seguindo o espaço.
Abraço e muita paz.