quinta-feira, 30 de novembro de 2017

VOCÊ RESPIRA BEM?


Confira no bate papo da jornalista Luciana Ávila com o professor Orlando Cani, preparador de atletas de ponta, as dicas de como potencializar sua energia e diminuir a fadiga com exercícios de respiração.




Sobre a Respiração - Por Orlando Cani

A respiração é o primeiro ato do homem ao nascer. É um ato vital que o homem executa como um todo e através dela o homem estabelece sua primeira relação com o exterior e por meio dela o homem mantém um contato social permanente e ininterrupto com o mundo em que o circunda em um intercâmbio de primeira necessidade. (A vida)
 
A respiração é um processo psicológico que produz uma renovação constante de energia física e psíquica. É como uma fabricação em cadeia. A respiração é todo um mundo, está estreitamente relacionada com o nosso estado de ânimo, com o tipo de ideias que predominam em nossa mente em um determinado momento, e com o estado de relaxamento e contração muscular que mantemos todo o tempo.

Controle elétrico para inspiração e expiração

É muito mais complexo do que parece. Naturalmente, o centro inspiratório só pode funcionar se o centro expiratório estiver desligado, e vice-versa. Da mesma maneira como um carro não pode engrenar ao mesmo tempo estar de primeira ou marcha à ré.

Respiração Rítmica

Leva mais oxigênio e gás carbono para o cérebro. O sangue mais rico em oxigênio, melhora as condições físicas e químicas, para o bom funcionamento do pensamento. A regularidade do ritmo respiratório é um fator muito importante que ajuda a fixar a atenção.

Principais efeitos físicos:

⦁ Intercâmbio gasoso nos alvéolos pulmonares;
⦁ aumento mecânico da pressão alternando no tórax e no abdomem. Isto produz maior influência de sangue em uma outra região, com estímulo contínuo do trabalho cardíaco;
⦁ Transporte, dentro do organismo, de oxigênio e anidrido carbônico.
⦁ Constante massagem devido ao movimento rítmico respiratório, do coração e das vísceras abdominais.

Principais efeitos bioquímicos:

⦁ Assegura a hematose ou conversão do sangue venoso em arterial;
⦁ Regula o equilíbrio ácido-básico do organismo;
⦁ Favorece a combustões orgânicas;
⦁ Influência no equilíbrio hormonal e nervoso;
⦁ Estimula os intercâmbios nutritivos das células, tecidos e órgãos de todo o corpo;
⦁ Oferece ao organismo grande parte de energia que necessita.


A respiração é uma função característica da vida em que nos mantém unidos sem interrupção ao meio em que vivemos. É ao mesmo tempo a única função de nossa vida vegetativa sobre a qual podemos adicionar nossa vontade.

Pratique exercícios de respiração!!

 

Nenhum comentário: