domingo, 31 de julho de 2016

Bioginástica e o movimento

Professor Orlando Cani sempre gostou de chamar a Bioginástica de Filosofia do Movimento. Em seus estudos, essa Filosofia, provém das emoções e sentimentos que os movimentos nos oferece, e sobre os estudos e afirmações de Rudolph Laban pela Dança e de Patanjali pelo conceito do Asana(Postura) do Ioga. Dois verdadeiros filósofos do corpo e movimento. Laban por seus estudos e sistematização da linguagem dos movimentos corporais, e Patanjali por seus estudos nos movimentos da mente codificando assim o Yoga.

Para Orlando Cani, quanto ao movimento, primeiramente precisamos ter noção de quatro realidades primárias que formam a unidade o Corpo. Ossos e articulações, que sugerem as formas corporais, gestos e símbolos. Os músculos, que sugerem a percepção das sensações e sentimentos dos diferentes graus de esforço do movimento e a Respiração, que sugere sensações e sentimentos de espaço/tempo e da própria vida. 

Pelo Ioga, Cani destaca o sutra "sthira sukham asanam". Que define o Asana(Postura) por: "Toda postura deve ser firme e confortável". Essa afirmação é o impulso para atingirmos um estado de meditação em movimento no improviso de uma aula. Esse conceito, deve ser considerado também em nossas ações, atitudes e comportamentos pelas experiências da vida, pois a postura não é só corporal.
 
A influência de Laban se destaca pela afirmação; "todo corpo em movimento é afetado por sua resistência e pela gravidade". No qual, nos ajuda a compreender e perceber as qualidades dos movimentos aplicadas por Cani em seu método como: pesado, duro, ligeiro ou suave. Nos dando acesso à compreensão das emoções e sentimentos através dos movimentos.

A palavra emoção, vem do latim "movere", que também significa movimento, motivação, razão, mudança de posição. E cada movimento, através de suas formas, conexões e qualidades, expressa e desperta emoções e sentimentos tanto para quem executa, quanto para o espectador.

A partir da prática cotidiana dessas informações, podemos perceber que estamos mais integrados com o corpo em todas as ações. Nos auxiliando a nos prevenir dos erros, das dores e sofrimentos. Conseguindo assim, experimentar livremente as infinitas possibilidades de movimentos que o corpo pode executar sem se lesionar e sem se prender a erros ou julgamentos alheios.

Liberdade pelo movimento.

Inspirada nas posturas do Yoga, é uma sequência sempre fluida e sincronizada com a respiração sem retenção do ar. E pode ser utilizada no início e no final de uma aula. Quando praticada de forma dinâmica, auxilia para o aquecimento para as práticas desportivas e recreativas. Quando praticada de forma passiva, auxilia na eliminação das dores e tensões corporais, provocando um estado de relaxamento. Basicamente essa sequência desenvolve a coordenação motora, mobilidade e destreza. No vídeo, a sequência é executada pelos professores, sócios da Academia Orlando Cani, Marcelo Barros e Tiago Haddad.

Confira os horários das aulas no site www.orlandocani.com.br e venha aprender essa sequência e outras, nas aulas para iniciantes e avançados!

Namastê,
Professor Marcelo Barros

Nenhum comentário: